Olá pessoal! Falaremos agora sobre algo que acabou de sair do forno. Em 2013 houve a atualização do PMBOK 4° edição para a 5° edição.
Resumo das principais mudanças: - Adição de 1 nova área de conhecimento;
- 7 novos processos; e
- Remoção de 2 processos.
A nova área adicionada ao PMBOK 5° edição foi a "Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto"
Abaixo segue tabela com as áreas de conhecimento e processos atualizados:
;
Em próximos posts desceremos um pouco mais o nível de conhecimento e elucidaremos a fundo algumas dessas mudanças.
Edu-blog da disciplina Gerência de Projetos da Universidade Federal de Sergipe. Informações sobre os temas PMBOK e RUP.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
domingo, 8 de dezembro de 2013
Relacionando RUP e PMBOK - Parte 2
Uma característica do PMBOK é que ele deve ser aplicado ao processo de negócio existente. Dessa maneira, uma empresa pode utilizar o RUP como seu processo de desenvolvimento de software e aplicar o PMBOK. Dessa forma, em cada uma das fases do RUP seriam utilizadas as melhores práticas do PMBOK.
Uma maneira de se fazer isso é através de mapeamentos:
Uma maneira de se fazer isso é através de mapeamentos:
- Mapeia-se as papéis, processos e saídas do PMI para os papéis, atividades e artefatos do RUP. Recomenda-se que se agrupe pelos papéis do RUP.
- Para cada atividade de um papel, mapeia-se para um grupo de processos do PMBOK. Esse processo é repetido para cada grupo de papéis até todas as atividades estarem mapeadas para um processo.
- Compara-se então as diferenças das demais características (saídas, técnicas, ferramentas) e ajustam-se as atividades que não estão de acordo com o PMBOK.
É importante notar que esse mapeamento vai mudar de acordo com a configuração do RUP escolhida, já que a quantidade de papéis e atividades vai mudar de acordo com o tamanho do projeto e da equipe.
E essa é uma das formas de utilizar RUP e PMBOK em conjunto. Abraços!
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Relacionando RUP e PMBOK - Parte 1
O RUP e o PMBOK são dois frameworks que podem ser utilizados de maneira conjunta. Vejamos uma breve comparação entre eles para entendermos melhor:
- O PMBOK descreve as melhores práticas utilizadas na indústria. O RUP ajuda uma equipe de desenvolvimento de software implementar as melhores práticas.
- O PMBOK descreve um ciclo de vida para um projeto genérico. O RUP descreve um projeto de software genérico dentro de um ciclo de vida de um projeto.
- O PMBOK descreve como gerenciar projetos de qualquer tamanho. O RUP pode ser utilizado para criar um software de qualquer tamanho.
Pode-se dizer que o PMBOK descreve as melhores práticas de gerenciamento de projetos enquanto o RUP ajuda a colocar em prática essas recomendações. Então isso significa que o RUP é um 'produto derivado' do PMBOK? Não exatamente.
Mais sobre essa relação num futuro post. Abraços!
Fonte:
Assinar:
Postagens (Atom)