Rational Unified Process foi criado pela Rational Software Corporation que posteriormente foi adquirida pela IBM que mudou seu nome para IBM Rational Unified Process. O RUP, como normalmente é conhecido, é um processo que fornece técnicas a serem seguidas por uma equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de melhoria de produtividade durante a criação de um produto de software.
O RUP adota a UML como notação na construção de documentos e tem abordagem orientada a objetos, muitos que desconhecem a filosofia do RUP a consideram uma metodologia pesada e tem uma maior aderencia a equipes grandes de desenvolvimento, porém por sua característica de uma customização ampla permite que ela seja adaptada a projetos e equipes de pequeno porte. Juntamente com o processo a IBM fornece ferramentas de desenvolvimento integradas chamadas por "Rational Suites".
O RUP define templates para a equipe durante o ciclo de desenvolvimento como um guia mestre ajudando a manter-se concentrado no projeto.
- Gestão de requisitos
O RUP descreve como realizar documentação das funcionalidades, restrições e requisitos de negócios do projeto.
- Uso de arquitetura baseada em componente
Arquitetura baseada em componentes cria sistemas que podem ser extensiveis e promove a reutilização. O RUP fornece guias para que o produto de software seja criado sobre essa arquitetura.
- Uso de software de modelos visuais
O RUP adotou a UML como forma de comunicação e documentação do projeto de software. O uso de modelos visuais melhorar a comunicação e entendimento e consegue representar a abstração do software com maior fidelidade.
- Verificação da qualidade do software
A qualidade do software é uma meta essencial para qualquer produto de software que está sendo construído. O RUP auxilia no controle e planejamento da verificação da qualidade envolvendo todo o processo e todos membros de equipe.
- Gestão e controle de mudanças de software
Por sua natureza um produto de software é muito suscetível a mudanças durante o processo de desenvolvimento. O RUP define métodos para controlar e monitorar mudanças.
Os posts seguintes abordarão muitas das carecterísticas do RUP.
Aguardem novidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário